Notícias

Acompanhe aqui as notícias do Projeto Mais Saúde com Agente.

2ª Mostra Mais Saúde com Agente premia experiências de todo o Brasil e destaca práticas nos territórios

mar 23, 2026 | Destaque, Notícias

A Mostra ocorreu entre os dias 18 e 19 de março em Brasília, e reuniu as 200 melhores experiências

Foto: PMSA / Arquivo. Crédito: Alex Amaral.

A 2ª Mostra Mais Saúde com Agente, realizada nos dias 18 e 19 de março, em Brasília (DF), reuniu experiências de todas as regiões do país e destacou práticas desenvolvidas por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Experiências de territorialização integrada entre Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde”, a Mostra consolidou-se como um espaço de troca, aprendizado e reconhecimento, evidenciando iniciativas que nascem diretamente nos territórios e contribuem para qualificar o cuidado em saúde.

Ao todo, 200 experiências foram selecionadas para apresentação. Entre elas, dez foram premiadas, contemplando diferentes realidades e estratégias de atuação em saúde pública, com destaque para a integração entre equipes, o uso de tecnologias e o enfrentamento de desafios locais.

Entre os trabalhos reconhecidos, estão iniciativas voltadas à ampliação da cobertura vacinal, ao enfrentamento de arboviroses como a dengue, à vigilância de riscos sanitários, à educação em saúde e à qualificação da atenção em comunidades específicas. As experiências premiadas representam municípios de todas as regiões do Brasil, evidenciando a diversidade e a potência das ações desenvolvidas no âmbito do SUS.

Na região Centro-Oeste, foram reconhecidas experiências desenvolvidas em Montividiu do Norte (GO), com foco na integração das equipes para fortalecimento da vacinação antirrábica animal, e em Santo Antônio da Barra (GO), com estratégias integradas entre ACSs e ACEs no enfrentamento da dengue.

No Nordeste, destacaram-se iniciativas em Jaguaraquara (BA), voltadas à ação educativa em assentamentos rurais, e em Nossa Senhora do Socorro (SE), com foco na territorialização como estratégia para qualificar a assistência em saúde.

Na região Norte, experiências de Pacajá (PA) e Carriri do Tocantins (TO) foram reconhecidas, abordando o uso de geotecnologias no monitoramento de riscos sanitários e a importância da educação permanente na prevenção da doença de Chagas.

No Sudeste, os municípios de Piumhi (MG) e Belo Horizonte (MG) apresentaram iniciativas voltadas ao controle de arboviroses e à integração entre vigilância e atenção básica no enfrentamento da esporotricose.

Já na região Sul, experiências de Restinga Seca (RS) e Sapucaia do Sul (RS) evidenciaram a integração entre vigilância e atenção primária no acesso à água potável e a atuação dos agentes na ampliação do cuidado junto a populações invisibilizadas.

Para a coordenadora do projeto, professora Luciana Barcellos Teixeira, a Mostra reafirma o papel do programa na valorização das práticas desenvolvidas nos territórios e no fortalecimento do SUS.

“A Mostra evidencia, na prática, o alcance de uma formação conduzida pela UFRGS em todo o país. Ao reconhecer essas experiências, também celebramos o conhecimento que se constrói no território e o papel dos agentes na transformação do cuidado em saúde”, destaca.

A Mostra integrou a programação do Mais Saúde com Agente em Brasília, que também contou com a diplomação nacional de estudantes, representando mais de 120 mil profissionais formados. Juntas, as atividades reforçam o compromisso com a qualificação do trabalho em saúde e com a valorização dos agentes que atuam diretamente junto à população.

    Acessar o conteúdo