A capital tem 720 alunos em formação na segunda turma do programa

Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo. Foto: PMSA / Arquivo.
A capital do Mato Grosso do Sul, recebeu nos dias 5 e 6 de junho a visita técnica do Programa Mais Saúde com Agente, projeto coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A ação marcou a primeira visita da segunda edição do programa ao estado.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo com os gestores locais e acompanhar o desenvolvimento das atividades pedagógicas junto a alunos e preceptores dos cursos técnicos voltados a Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
A agenda foi aberta com uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, que recebeu a coordenadora do curso técnico de ACS, professora Carmen Lucia Mottin Duro, e a supervisora da secretaria acadêmica do programa, Fátima Daniela dos Santos Pereira. Em seguida, a equipe visitou a Unidade de Saúde da Família Jardim Seminário, onde conversou com alunos sobre suas experiências no curso.
No segundo dia da visita, mais de 100 profissionais participaram de um encontro no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, representando as 74 unidades de Atenção Primária da capital e integrantes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais e do Centro de Controle de Zoonoses.
“Durante a visita, foram levantadas questões relacionadas às dificuldades de deslocamento de preceptores entre as unidades de saúde. Como alternativa, foi proposta uma estratégia de rodízio entre os preceptores para otimizar os atendimentos em campo”, destaca Carmen.
Campo Grande se destaca nacionalmente pela ampla adesão ao programa. Na primeira edição, 1.207 profissionais foram diplomados. Atualmente, são 698 alunos ativos: 223 ACE e 475 ACS.
