Duque de Caxias e Belford Roxo somam mais de 800 estudantes ativos no programa

A professora da UFRGS, Simone Martins de Castro, em conversa com os agentes de Belford Roxo. Foto: Jean Carlos / PMBR
As missões de acompanhamento do Programa Mais Saúde com Agente estiveram em Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), durante o mês de julho de 2025. As visitas técnicas tiveram como objetivo fortalecer o diálogo com gestores municipais de saúde, acompanhar o desenvolvimento das atividades com estudantes e preceptores e identificar os avanços e desafios da formação nos territórios.
A missão foi realizada por Simone Martins de Castro, coordenadora regional responsável pelo estado do Rio de Janeiro e Brasília no PMSA, e por Jacira Gil Bernardes, integrante da equipe técnica do projeto na UFRGS. Elas participaram de reuniões nas Secretarias Municipais de Saúde e visitaram unidades e espaços de formação nos dois municípios.
“As visitas foram de extrema importância para uma vivência da realidade do projeto e da preceptoria, fortalecendo a integração entre teoria e prática, garantindo a qualidade da formação e promovendo a melhoria contínua dos serviços de saúde ofertados à população”, relata Simone.
Duque de Caxias tem atualmente 338 estudantes ativos, sendo 144 Agentes de Combate às Endemias (ACE) e 194 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). No primeiro ciclo do curso, 159 estudantes foram diplomados. O município já conta com todos os preceptores necessários e demonstrou forte articulação das equipes de atenção primária, vigilância e coordenação pedagógica. Entre os pontos destacados, estão o aumento da adesão dos estudantes e o engajamento da gestão municipal na sustentação do projeto.
Já Belford Roxo tem 496 estudantes ativos (175 ACE e 321 ACS), um número significativamente maior em comparação à primeira edição, quando 104 estudantes foram diplomados.
As visitas incluíram reuniões com preceptores e encontros com os estudantes em unidades de saúde e auditórios dos municípios. Em Belford Roxo, a equipe do Projeto realizou um encontro com cerca de 150 participantes no Anfiteatro da UNIABEU, onde estudantes compartilharam experiências práticas e apresentaram trabalhos desenvolvidos nos territórios.
Em Duque de Caxias, os encontros ocorreram na Sede da Superintendência do bairro Campos Elísios e na Unidade Saúde da Família Gramacho, com relatos positivos sobre a condução da segunda edição do curso e a atuação dos preceptores.
Em Duque de Caxias, os encontros ocorreram na Sede da Superintendência do bairro Campos Elísios e na Unidade Saúde da Família Gramacho, com relatos positivos sobre a condução da segunda edição do curso e a atuação dos preceptores.
“Em ambos os municípios, os encontros foram fundamentais para identificar bons resultados, como o fortalecimento do vínculo entre os profissionais e a comunidade, além de permitir a escuta ativa de estudantes e gestores. Esse diálogo contribui para ajustes mais efetivos na formação e reforça o compromisso do programa com a educação permanente em saúde”, destaca Simone.
