A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade.

Foto: Gabriel Muniz / ASCOM Prefeitura de Gravataí
Na tarde de 12 de dezembro de 2025, a Câmara de Vereadores de Gravataí (RS) sediou a cerimônia de formatura de mais de 130 estudantes dos cursos técnicos de Agente Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE), no âmbito do Programa Mais Saúde com Agente (PMSA). A formação é coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conasems, e tem como objetivo qualificar profissionais que atuam diretamente na Atenção Primária à Saúde.
Representando a UFRGS na solenidade, esteve presente a vice-coordenadora do PMSA, professora Fabiana Schneider Pires, que acompanhou a entrega dos certificados aos formandos. A cerimônia contou ainda com a participação de autoridades municipais, gestores da saúde, reforçando o reconhecimento institucional da formação técnica como estratégia de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no território.
Isso é motivo de orgulho para nós. A qualificação dos nossos profissionais é fundamental para continuarmos oferecendo a melhor assistência em saúde para a nossa população, disse Régis Fonseca, Secretário Municipal da Saúde de Gravataí, no ato representando também o Prefeito Municipal.
A conclusão dos cursos técnicos marca uma etapa importante na trajetória profissional dos agentes de saúde de Gravataí, ampliando competências técnicas, o trabalho integrado entre ACS e ACE e a qualificação das ações desenvolvidas junto às comunidades. Conforme destacado pela Prefeitura Municipal em publicação institucional, a formação contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, ao fortalecer práticas de promoção da saúde, prevenção de agravos e vigilância em saúde no município.
Através do Programa Mais Saúde com Agente tivemos a oportunidade de realizar um sonho antigo das categorias, e seus representantes, gestores e profissionais comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS). Foram ofertadas 200 mil vagas na primeira edição, e 180 mil vagas na segunda edição, cobrindo quase a totalidade de agentes de saúde atuantes no SUS. Já na primeira edição, o ingresso dos estudantes matriculados no Programa, quadruplicou o número total de alunos na UFRGS, complementou a professora Fabiana Schneider Pires, Vice-Coordenadora do Mais Saúde com Agente.
Para a equipe do Programa Mais Saúde com Agente, a formatura em Gravataí simboliza o impacto concreto da política de educação permanente em saúde. A presença da UFRGS na certificação reafirma o compromisso do Programa com a formação pública, gratuita e de qualidade, valorizando os agentes de saúde como profissionais estratégicos para a consolidação da Atenção Primária e do SUS.
