O município de Parnamirim conta com 195 alunos na segunda edição do programa

Legenda: Reunião Gabinete Prefeitura Parnamirim com Secretário da Saúde – Coord AP e equipe gestora- Parnamirim/RN. Foto: PMSA / Arquivo.
Nos dias 19 e 20 de setembro, a equipe do Programa Mais Saúde com Agente (PMSA) realizou visita técnica aos municípios de Parnamirim e Natal, no Rio Grande do Norte. As atividades incluíram reuniões com gestores municipais, encontros com preceptores e estudantes, visitas a unidades de saúde e aplicação da prova presencial do Curso de Especialização em Tutoria para cursos em Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde.
Em Parnamirim, a programação teve início com uma reunião no gabinete da Prefeitura Municipal, com a presença do secretário de Saúde, Leado Pezzi Araujo, da diretora da Atenção Primária, Marília Gabriela de Azevedo Araujo dos Santos, e representantes das áreas de Vigilância em Saúde, Zoonoses e Saúde do Trabalhador. Foram apresentadas as diretrizes e os avanços do Programa, além de debatidos desafios locais relacionados à comunicação entre gestão, preceptores e estudantes. A gestão municipal comprometeu-se em revisar a resolução interna que trata da liberação dos servidores para atividades formativas, de modo a reconhecer a preceptoria como parte desse processo. Também foram realizados encontros com preceptores e estudantes no auditório Glênio José e na Unidade Básica de Saúde de Parnamirim, onde foram discutidas estratégias de qualificação das práticas e soluções para questões recorrentes sobre acesso e desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Em Natal, a agenda contemplou a realização da prova presencial do Curso de Especialização em Tutoria, ação complementar de formação coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades ocorreram de forma organizada e contaram com o acompanhamento da equipe regional do Programa Mais Saúde com Agente.
De acordo com a coordenadora regional de Preceptoria, Tatiana Reidel, as visitas reforçaram o compromisso do PMSA em consolidar a integração entre ensino e serviço no Sistema Único de Saúde. “As reuniões demonstraram o empenho dos gestores e preceptores em superar desafios de comunicação e aprimorar as condições para o desenvolvimento das atividades práticas”, avaliou a docente que destaca ainda o reconhecimento da importância do Programa por parte dos participantes e o impacto positivo que ele vem gerando na qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do estado.
