Camboriú, Blumenau e Navegantes têm 339 alunos ativos na segunda turma

Encontro com estudantes e preceptores no município de Blumenau / SC. Foto: PMSA / Arquivo.
O Programa Mais Saúde com Agente realizou, entre os dias 5 e 7 de agosto, visitas de acompanhamento em três municípios de Santa Catarina. As atividades envolveram reuniões com gestores, encontros com preceptores e estudantes, além de visitas técnicas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Camboriú
As atividades tiveram início em Camboriú, no período da manhã do dia 05 de agosto, com encontro na Secretaria Municipal de Saúde. Participaram representantes da gestão e os preceptores do programa.
No turno da tarde, foram realizadas visitas técnicas às Unidades de Saúde do CAIC e de Santa Regina. Nesses locais, também ocorreu o encontro com estudantes do município, promovendo a integração entre a formação e a prática do trabalho em saúde. Camboriú tem 49 estudantes na segunda turma, e 59 alunos diplomados na primeira turma.
Blumenau
Em Blumenau, a programação iniciou com reunião de gestão organizada por Elisandra Dall’Agnol, coordenadora municipal de Atenção Primária, Diretoria de Atenção em Saúde e Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, e por Carmine Cony, diretora da Atenção em Saúde, no dia 06 de agosto de 2025. No mesmo local, a ETSUS do município, foi realizado encontro com preceptores e estudantes, reunindo cerca de 120 participantes.
No período da tarde, a equipe acompanhou visita técnica à Unidade Básica de Saúde Waldemar Felski I e II, considerada referência em atenção primária no município. Blumenau tem 167 alunos na segunda turma do projeto, experiência única e pioneira da formação na cidade catarinense.
Navegantes
Já no dia 07, as atividades se estenderam ao município de Navegantes. Pela manhã, houve reunião com a gestão municipal, representada por Julia Maria Santos Rodrigues, gerente da Atenção Primária à Saúde, e Diane Aparecida Prestes D’Assunção, gerente da Vigilância Ambiental. Também foi realizado encontro com as preceptoras locais.
Durante a tarde, a programação seguiu com visita técnica e encontro com estudantes na Unidade Básica de Saúde Machados, consolidando a agenda de integração entre ensino e serviço. Navegantes tem 123 alunos na segunda turma do projeto, primeira experiência de formação da saúde pública.
