Equipe da UFRGS se reuniu com gestão municipal, preceptores e estudantes para avaliar o trabalho da preceptoria.

Legenda: Reunião com equipes de saúde de Macapá. Foto: PMSA / Arquivo.
No dia 23 de setembro de 2025, a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representada pelas professoras Roselane Zordan Costella, vice-coordenadora pedagógica de preceptoria, e Denise Wildner Theves, coordenadora da Secretaria de Preceptoria, realizou uma visita técnica à cidade de Macapá, no Amapá, no âmbito do Programa Mais Saúde com Agente. O encontro teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento das atividades pedagógicas, oferecer orientações sobre a conclusão dos trabalhos da preceptoria e dialogar com a gestão municipal sobre aspectos administrativos e de apoio aos estudantes.
Durante a visita, a equipe reuniu-se com gestores municipais, preceptores, assistentes loco regionais e estudantes. Foram realizados momentos de avaliação e acompanhamento das ações de tutoria, apresentação do projeto, resolução de questões relacionadas aos estudantes e realocação de participantes retornando de licenças de saúde. Além das reuniões, a equipe acompanhou três visitas domiciliares com estudantes e preceptores, observando o processo formativo em campo e o vínculo entre teoria e prática na atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Segundo as representantes da UFRGS, a visita evidenciou o engajamento das equipes locais e o comprometimento da gestão e dos preceptores com o processo de ensino-aprendizagem.
As professoras destacaram a preocupação constante com o desempenho dos estudantes e com a construção do conhecimento coletivo, reforçando a importância do acompanhamento pedagógico e do diálogo entre universidade e municípios para o fortalecimento das ações do Mais Saúde com Agente e da Atenção Primária à Saúde no território amapaense.
