Notícias

Acompanhe aqui as notícias do Projeto Mais Saúde com Agente.

Visita técnica em Teresina reforça integração entre ACE e ACS

out 10, 2025 | Destaque, Notícias

Atividades do PMSA destacam avanços na formação técnica na capital do Piauí.

Legenda: Reunião com preceptores da cidade de Teresina. Foto: PMSA / Arquivo.

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Programa Mais Saúde com Agente realizou visita de acompanhamento das atividades da Preceptoria em Teresina, Piauí. A ação foi conduzida pela coordenadora regional de Preceptoria, responsável pelos estados do Piauí, Acre e Amazonas, e teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento das atividades formativas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), além de fortalecer o diálogo com gestores e preceptores locais. 

A programação incluiu reunião com gerentes da Atenção Primária de quatro regiões de saúde, encontro com os preceptores e visita a uma Unidade Básica de Saúde na zona sul da cidade, onde foi possível observar um grupo de estudantes em atividade com sua preceptora. Nas reuniões, foram apresentadas as diretrizes do Programa, atualização de dados sobre os cursos e discussão sobre os desafios enfrentados na condução das disciplinas. Entre os principais temas debatidos, destacam-se a integração entre ACS e ACE e o impacto positivo dessa colaboração para a promoção da Saúde Única. 

De acordo com a professora Rosana Maffacciolli, o Programa tem se mostrado uma experiência transformadora para os profissionais da Atenção Primária em Teresina. “Gestores, preceptores e estudantes relataram que o Mais Saúde com Agente tem promovido o aprimoramento técnico, o fortalecimento das práticas em saúde e o aprofundamento das trocas de saberes de forma horizontal e colaborativa — princípios que reafirmam o compromisso com uma educação em saúde voltada à qualificação do cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde”, destacou.

Acessar o conteúdo