Ser agente de saúde significa viver de perto a realidade da população, entendendo suas necessidades. É ser um elo vital entre as demandas de saúde da comunidade e as soluções para melhorar sua qualidade de vida.

Os agentes comunitários de saúde atuam na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos, com foco na promoção da saúde a partir de ações domiciliares ou comunitárias. Os agentes de combate às endemias são responsáveis pela identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local na identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos, com ênfase na promoção da saúde.

Hoje, homenageamos aqueles que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças em nossas comunidades: os Agentes de Saúde! Neste dia, queremos destacar o incrível trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e pelos Agentes de Combate às Endemias.

Em virtude desta celebração, a CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias) organizou uma semana de atividades alusivas em comemoração ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, iniciando no dia 03 de outubro e encerrando no dia 05 de outubro.

A UFRGS foi representada pelo coordenador institucional do Projeto Saúde com Agente na UFRGS, Professor Dr. Leandro Raizer, que recebeu o convite para participar da mesa de debate no Encontro Nacional da CONACS, durante as atividades de abertura no dia 03 de outubro, realizadas no Auditório Nereu Ramos Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

No dia 4 de outubro, celebramos não apenas a conclusão bem-sucedida dos cursos técnicos, mas também o árduo esforço e dedicação dos estudantes e agentes. Nessa ocasião especial, a Coordenação Executiva, representada pela Professora Dra. Luciana Barcellos Teixeira, juntamente com as Coordenações dos cursos, sob a orientação da Professora Dra. Carmen Lucia Mottin Duro, Coordenadora do curso ACS, e do Professor Dr. Diogo Pilger, Coordenador do curso ACE, participaram da emocionante Cerimônia de Encerramento dos estudantes de Porto Alegre. O evento foi realizado no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), marcando o fim de uma jornada educacional e o início de um novo capítulo nas vidas dos diplomados.