Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE)

Sobre o curso

Trata-se de um curso de nível Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias que será realizado por meio de atividades em Educação a Distância (EAD) e de atividades práticas presenciais.

Quem pode fazer este curso?

Este curso destina-se a Agentes de Combate às Endemias, trabalhadores ativos do Sistema Único de Saúde (SUS), que exerçam atividade profissional nos municípios que aderiram ao Programa Mais Saúde com Agente do Ministério da Saúde segundo EDITAL SGTES/MS Nº 1, DE 24 DE JANEIRO DE 2024, que já possuam formação de nível médio ou que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

 

O que vou aprender?

  • Realizar o diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica;
  • Desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território;
  • Realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias na lógica da vigilância em saúde;
  • Desenvolver o trabalho da vigilância em saúde, a partir de visão interdisciplinar e globalizada;
  • Desenvolver estratégias para mobilização da comunidade e o estímulo à participação nas políticas públicas voltadas para as áreas da saúde, ambiental e socioeducacional.

Público-alvo

Agente de Combate às Endemias

Duração

12 meses

Carga horária

1.275 (um mil duzentas e setenta e cinco) horas.

Vagas

52.826 (cinquenta e dois mil oitocentos e vinte seis vagas)

Certificação

Curso técnico

Pré-requisito

Ensino médio completo ou estar cursando o último ano do ensino médio, ou estar matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA).